- Área: 7200 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Jorge Allende
Descrição enviada pela equipe de projeto. O complexo Industrial de Orduña busca desenvolver e reforçar as estruturas e possibilidades de negócios na cidade e seus arredores. Atualmente, a área industrial de La Rotina (Orduña) está completamente urbanizada, embora muitos lotes estejam ainda desocupados. A região se localiza ao sul do centro urbano de Orduña. O lote I-4 da área industrial, onde se localiza o edifício Elkartegi, tem forma retangular, com 184 x 49 metros, e é contornado por uma rodovia que acessa todos os lotes. As bordas sul, leste e oeste da região fazem fronteira com outras áreas industriais, enquanto que a margem norte está próxima a áreas de lazer. A topografia do lote é bastante regular, quase plana.
O projeto se desenvolve em dois volumes distintos: o edifício principal (maior) abriga os diferentes espaços industriais e está implantado longitudinalmente, se adequando aos alinhamentos e recuos obrigatórios da legislação de planejamento urbano. O edifício de escritórios se localiza na parte sul do lote e, devido a seu uso, não está conectado ao edifício industrial, colocando-se como um elemento único. Sua concepção toma formas mais sugestivas e seu entorno é reforçado por áreas de jardim.
O resultado são 17 pavilhões industriais com mezaninos, com área total construída de 6.477,14 m², além de um edifício de escritórios de 806,63 m² que abriga no térreo a recepção, um espaço de encontros, uma área administrativa, banheiros e dois módulos de escritórios; e no primeiro pavimento 6 módulos de escritórios, uma sala de reuniões, uma sala auxiliar, um terraço e banheiros.